Pacientes acamados recebem visita de equipe de enfermagem

Atendimento domiciliar para garantir vacinação
Ascom

Os pacientes acamados do bairro Cidade Nova e adjacências estão recebendo, nesta terça-feira (9), a visita domiciliar da equipe de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Drº Carlos Costa Filho, para vacinação. De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Canavieiras, as equipes de enfermagem das USFs iniciaram as visitas na semana passada – e irão concluir até a próxima sexta-feira (13) – às pessoas sem condições de locomoção.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Canavieiras, Conceição Feitosa, explica como funciona a iniciativa. “Como cada USF tem a relação de pacientes acamados da sua área de abrangência, então montamos uma estratégia para visitar todos esses lares. Esse público tem o maior número de hospitalizações e agravamento do quadro e de óbitos”, enfatizou.

A USF Talma Cajueiro iniciou a visita aos acamados na última sexta-feira (6) e irá concluir na próxima sexta-feira (13).  Os moradores do Tancredão que encontram-se nessa condição, receberam a visita da equipe de enfermagem do Himério Teixeira Cavalcante na última quarta-feira (4). A equipe da USF Drº Edmundo Lopes de Castro realizou esse trabalho nesta segunda-feira (9), no bairro João Fonfon.

Os moradores da Atalaia e da Ilha Náutica irão receber a equipe do Centro I nesta quarta e quinta-feira (11 e 12). No interior, está programada para a próxima quinta-feira (12), a visita dos profissionais da saúde nas regiões do Cubículo, Portão de Ferro, Ruinha e sede da Fazenda Sul-America. Já dos distritos do Poxim e Ouricana receberão a equipe de enfermagem nos dias  13 e dia 16, respectivamente.

Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, a avaliação está sendo feita diariamente, de acordo com o estoque limitado. “O Ministério da Saúde está distribuindo a vacina contra H1N1 de forma fracionada, em cotas semanais. O estoque da USF Talma Cajueiro, que realiza a vacinação diária, já havia esgotado e chegou esta manhã”, informou.

Conceição Feitosa diz que está em contato direto com a Coordenação de Imunização da Sesab, com o objetivo de manter a demanda em dia. “A principal ação preventiva em saúde pública para a doença é a vacinação e a campanha anual tem contribuído para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução de internações hospitalares e gastos com medicamentos. Por isso, é de fundamental importância ter o estoque atualizado”, explicou.

O público-alvo para a vacinação é estipulado pelo Ministério da Saúde, que também recomenda a necessidade de prescrição médica para a vacinação em pessoas portadoras de doenças crônicas. A meta é imunizar 80% deste público, que abrange pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Influenza - influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).